Submissões

Submissão de Resumos de Comunicações Orais e Pósteres

Consulte aqui toda a informação sobre a submissão de comunicações livres e pósteres.

PRAZO DE SUBMISSÃO DE RESUMOS PROLONGADO ATÉ DIA 5 DE MARÇO DE 2021

Os resumos aceites para as comunicações livres e pósteres serão publicados no E-book do Congresso

Submissão de comunicações orais e pósteres

Regulamento para submissão de abstracts

1º Tipos de comunicação livre

Poderão ser submetidos dois tipos de comunicações livres:

1 – Comunicação oral
2 – Póster

2º Categorias de submissão

As comunicações orais e os posters a apresentar devem ser originais e a sua temática deverá enquadrar-se no âmbito da saúde no trabalho. A submissão deverá ser efetuada em apenas uma das duas categorias a concurso:
1 – Investigação em Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional;
2 – Boas Práticas em Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional.

3º Critérios específicos de elaboração e submissão de abstracts

Os abstracts deverão adequar-se aos critérios (científicos e formais) estabelecidos pela comissão científica do evento.

Critérios Científicos:
a) Os temas devem ser pertinentes e de acordo com os eixos temáticos;
b) Os estudos devem, preferencialmente, estar concluídos e apresentar resultados relevantes;
c) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e apresentador.

Critérios Formais:
a) Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua comunicação livre;
b) Cada comunicação livre apenas poderá ser submetida a um dos eixos temáticos;
c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 6;
d) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 8 comunicações livres;
e) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o seu apresentador;
f) Cada apresentador poderá apresentar no máximo 2 comunicações livres;
g) Os idiomas, nos quais se poderão apresentar as comunicações livres, são o português, o espanhol e o inglês;

A estrutura deverá conter as seguintes informações:

  • Título – máximo 20 palavras;
  • Introdução – máximo de 80 palavras;
  • Objetivos – máximo de 60 palavras;
  • Metodologia – máximo de 80 palavras;
  • Resultados – máximo de 100 palavras;
  • Conclusões – máximo de 80 palavras;
  • Palavras-chave – máximo de 5 palavras;
  • Referências bibliográficas (máximo de 5 – Norma APA);
  • Entidade(s) financiadoras – máximo de 15 palavras.
4º Fase de peer review

Os abstracts são avaliados por dois revisores, membros da comissão científica peer review do evento.

A resposta da aceitação ou rejeição será enviada até ao dia 12 de março de 2021.

5º Preparação e envio da apresentação da comunicação

Comunicações Orais:

  • O autor que submeteu o abstract deverá enviar a apresentação, por wetransfer (template próprio – power point ou pdf), para o email eventos@esenf.pt até dia 18 de março de 2021. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos;
  • O tempo destinado à apresentação não deverá ultrapassar os 10 minutos (exposição oral).

Pósteres:

  • O apresentador do póster deverá enviar, por wetransfer para o email , dois ficheiros – o poster em png e uma gravação áudio de apresentação do poster de 3 minutos. Os dois ficheiros deverão ser enviados até ao dia 18 de março de 2021;
  • O póster submetido deverá conter apenas uma página/slide, com orientação horizontal (landscape);
  • O tamanho mínimo de letra aconselhado é o correspondente ao tipo Times New Roman 16;
  • Os pósteres aceites e regularizados serão disponibilizados online na página do evento.
6º Apresentação

Os apresentadores devem estar no local de apresentação na data e hora indicada no timetable, que estará disponível antecipadamente.
Cada mesa de apresentação será moderada e assessorada com registo de presença dos apresentadores.
Serão rigorosamente cumpridos os tempos definidos para cada apresentação.

Comunicações orais:

O apresentador fará a apresentação de 10 minutos por zoom, em link que será disponibilizado (pode utilizar o power point como recurso dessa apresentação, através da partilha de tela).

Todos os apresentadores de comunicações livres/pósteres aceites deverão inscrever-se e pagar a inscrição até 15 de março de 2021. As comunicações aceites serão eliminadas do programa se até àquela data não for recebido o pagamento da inscrição.

Poderá ser aceite a alteração do apresentador por um dos outros autores até 24 de março de 2021. Após esta data não é garantida alteração na declaração comprovativa.

7º Certificação

Será disponibilizado por email um certificado por cada apresentação onde constam o nome de todos os autores.
Serão certificadas as comunicações livres aceites e apresentadas conforme o timetable. As comunicações livres que não forem apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas.
A organização não procederá a correções dos certificados.

Serão atribuídos três prémios (1º, 2º e 3º) aos trabalhos apresentados em cada categoria.
O júri para atribuição de prémios será constituído por elementos alheios às comissões cientifica e organizadora.

8º Publicação

O conteúdo científico dos abstracts é da responsabilidade exclusiva dos autores. A comissão científica poderá sugerir alterações de melhoria para o efeito.